CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O MATERIAL COMPLETO

Apresentação

Normas para publicação

Expediente

Edição Atual

Edição Anterior

Tecnologia e comunicação empresarial
.
Technology and business communication

Jhonys Biscola (Graduando em Tecnologia em Automação Industrial) CETEP

Existem várias formas de se comunicar uns com os outros. Geralmente a comunicação ocorre oralmente; outras vezes, através de cartas, mensagens de texto, e-mails, fax e redes sociais. Os meios como este processo se viabiliza farão com que as informações cheguem mais rápidas e de forma correta. Deve-se tomar cuidado ao se transmitir uma mensagem, pois durante esse processo podem ocorrer várias distorções, devendo-se, portanto, tomar muito cuidado com isso.

As empresas devem investir em treinamentos para que seus funcionários sempre estejam capacitados para se comunicarem em caso de uma reunião ou até para se transmitir uma mensagem aos outros funcionários. A tecnologia, por exemplo, é um elmento fundamental nos processos de transição de uma mensagem, sendo o departamento de TI responsável por desenvolver ferramentas e soluções para que haja uma maior produtividade e que os meios de comunicação funcionem adequadamente, pois isso gera mais conforto aos funcionários e um melhor desenvolvimento do trabalho.

Dentro de uma empresa existem vários boatos relacionados às informações, isso é chamado de Rádio Peão. Deve-se tomar cuidado com relação a isso, pois pode gerar conflitos entre funcionários, desconfiança, insegurança com relação às informações, uma vez que esse meio de comunicação é chamado meio de comunicação informal e sempre haverá dentro das empresas. Essa forma de comunicação tem seu lado positivo, pois faz com que se melhore cada vez mais os meios de comunicação internos de uma empresa ou organização. Caso se faça uma palestra deve-se tomar alguns cuidados, por exemplo, com as palavras que serão ditas pois pode haver crianças na plateia, com a postura, o tom de voz e não fazer certos gestos como apontar o dedo diretamente a uma pessoa para não gerar desconforto.

Ao se fazer uma reunião em uma empresa é essencial que se organize um cronograma antes dessa reunião para que não haja uma distorção em relação ao assunto que será abordado e que a reunião não perca o foco principal.

Tomando-se esses cuidados, certamente o processo comunicacional, em qualquer âmbito tem tudo para se tornar um sucesso.