CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O MATERIAL COMPLETO

Apresentação

Normas para publicação

Expediente

Edição Atual

Edição Anterior

Tecnologia da informação e gerenciamento empresarial
.
Information technology and business management

Halisson Fábio Paulo (Graduando em Tecnologia em Automação Industrial) CETEP

A Tecnologia da Informação é a área do conhecimento que utiliza tecnologias como máquinas, computadores e sistemas de informação a fim de criar, organizar e analisar informações, colaborando para melhor gerenciamento das empresas, sendo fundamental a presença de um técnico em informática para tratar dos problemas e projetos da empresa nesta área. Esse profissional, após concluir seu curso técnico em informática e entrar em uma empresa nesse mesmo cargo, consegue minimizar junto a equipe alguns custos e prevenir problemas grandes, utilizando planejamento e execução correta de suporte ao cliente. Além disso, é possível agregar valor ao cargo utilizando cursos e experiências de trabalho em uma nova carreira trabalhando com robótica, por exemplo

A Tecnologia de Informação (TI) veio a este mercado tão competitivo para somar. E hoje é um dos componentes mais importantes do ambiente empresarial, sendo essencial para os três níveis da empresa (estratégico, tático e operacional).

Diante de muitas mudanças internas e de mercado, as empresas podem reagir de forma construtiva norteando suas ações pelo princípio de flexibilidade na análise de situações. Cabe ao gestor estar atento e bem informado a respeito de suas obrigações no papel de sua gestão, buscando sempre uma forma de alcançar a excelência em suas ações e operações.

O desempenho organizacional deve ser avaliado pela eficácia na realização dos objetivos e pela eficiência na utilização dos recursos. Nenhum sistema de controle consegue abordar, de forma integrada, todas as atividades e operações de uma organização. Dessa forma, os administradores usam diferentes instrumentos e métodos de controle para lidar com as diversas atividades e elementos da organização. Esses instrumentos e ferramentas gerenciais utilizados no controle do desempenho organizacional são conhecidos como controle financeiro, sistemas de informação gerencial, a auditoria, balanced scorecard e benchmarking, os quais, quando usados em conjunto podem determinar a excelência do funcionamento de uma empresa.