CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O MATERIAL COMPLETO

Apresentação

Normas para publicação

Expediente

Edição Atual

Edição Anterior

Apresentação v. 1, n. 1 (2016)

A Revista DOMUS: Revista Tecnológica do CETEP é uma publicação eletrônica semestral do corpo docente e discente dos Cursos de Graduação Superior em Tecnologia em Automação Industrial, Tecnologia em Gestão da Qualidade e Tecnologia em Eletrônica Industrial da Faculdade de Tecnologia CETEP.

Consciente das transformações do mundo contemporâneo, a publicação tem como objetivo promover e divulgar a produção acadêmica dos alunos e dos docentes do CETEP e de outras IES, incentivar a troca de ideias e reflexões sobre os avanços tecnológicos aplicados às áreas de automação industrial, gestão da qualidade, eletrônica industrial e áreas correlatas que fazem uso de abordagens teóricas atuais e que contemplem estudos envolvendo a tecnologia.

O formato eletrônico da revista, que se pretende publicar semestralmente, permite atingir um público leitor amplo, que inclui professores e alunos de instituições diversas, e incentivar a continuidade de estudos além da graduação. Reitera-se, portanto, o objetivo precípuo deste novo veículo de divulgação da pesquisa em tecnologia, qual seja, proporcionar um espaço estimulante de reflexão crítica e desenvolvimento de ideais e novas tecnologias, aberto aos pesquisadores iniciantes, a caminho do aperfeiçoamento científico.

Por esses motivos, é com grande satisfação que lançamos a primeira edição da DOMUS, dedicado à comemoração dos 30 anos do CETEP, para a qual foram selecionados quatro artigos escritos por professores e incluímos a seção livre destinada à publicações dos alunos da instituição.

No primeiro artigo, Marcio Aparecido Batista faz uma análise sobre os sistemas de aterramento, destacando a segurança como foco principal de seus estudos. Já, Mauricio F. Bloss, no segundo artigo, destaca como as Redes de Petri funcionam como uma poderosa ferramenta de modelagem e de fácil entendimento para os pesquisadores (graduandos, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos) de RdP focados no ensino de automação no Brasil. O terceiro artigo, traz uma preciosa contribuição de Chelin Boeng a respeito do uso consciente da tecnologia com o intuito de minimizar os prejuízos causados por essa ao 7 individuo e sociedade. O quarto artigo, escrito a oito mãos por Gleison Hidalgo Martins, Gisela Hidalgo Martins, Herman Wiens e Sonia Silva Ferreira Martins, delineia os princípios da aplicação da análise SWOT em uma empresa de pequeno porte com o objetivo no desenvolvimento de estratégias para potenciais ganhos na gestão da competitividade da empresa. No último artigo, José Roberto Nunes demonstra o desenvolvimento de uma unidade de descarte de vidros e lâmpadas com foco nos aspectos sociais e de sustentabilidade do planeta.

A seção livre traz quatro análises sobre a disciplina de Comunicação Empresarial de alunos do curso de graduação em Tecnologia em Automação Industrial, destacando a importância do seu estudo, bem como da Tecnologia da Informação no ambiente empresarial.

Esperamos que os temas aqui apresentados fomentem novas discussões e abordagens e incentivem novas pesquisas, uma vez que o campo da tecnologia é uma ciência em eterno desenvolvimento.

A editora

CLIQUE AQUI PARA LER A REVISTA NA ÍNTEGRA