CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O MATERIAL COMPLETO

Apresentação

Normas para publicação

Expediente

Edição Atual

Edição Anterior

O estudo da comunicação empresarial e suas aplicações nas empresas
.
Study of corporate communication and its application in companies

Eraldo Antonio dos Santos (Graduando em Tecnologia em Automação Industrial) CETEP

As práticas estudadas nas aulas no curso de Comunicação Empresarial envolveram muitos pontos importantes para o entendimento e aperfeiçoamento do processo de comunicação. Os materiais apresentados sobre oratória são de grande valor para quando se faz necessário apresentar um novo projeto, plano para aperfeiçoamento, treinamentos para colaboradores, terceiros, investidores, fornecedores de recursos para atingir o objetivo da empresa. Vícios de linguagem, postura, entonação, domínio de conteúdo são essenciais para ser um bom orador e passar confiança para aqueles que lhe escutam e estarão absorvendo o conteúdo aplicado por você. Um orador que não tenha um bom domínio do conteúdo ou tenha uma entonação fraca não vai conseguir fazer com que sua plateia se interesse pelo seu discurso e não absorva de forma produtiva seu pronunciamento.

Outro ponto muito importante é a tecnologia da informação, que deve estar presente em todas as partes de uma empresa de sucesso. A TI irá ajudar uma empresa a controlar seus gastos, desde a entrada de matérias primas, quantidade de produção e saída de seus produtos ou serviços, servindo como base de dados de quantidades, estoques, dados que serão utilizados por gestores para realizar um planejamento de custos, lucros e perspectivas de crescimento do negócio.

A tecnologia da informação também auxilia muito no processo de comunicação interna dos colaboradores, reduzindo tempo desperdiçado para se comunicar com funcionários de setores diferentes, formalização de conversas para registros de pequenos acordos sobre discussões diversas, como procedimentos a serem seguidos, comunicados de ordens de serviço geral, entre outros. Outro ponto muito importante da TI é a abertura para comunicação com os clientes, que agora tem um canal para tirarem suas dúvidas sobre o local de empresa, produtos, serviços, reclamações sobre produtos e serviços, pesquisa de satisfação, o que faz com que a empresa obtenha um feedback e possa trabalhar de forma mais produtiva para continuar com um processo de melhoria contínua sobre seu ramo de atividade.