Cursos técnicos podem aumentar o seu salário?

Você já se perguntou se o seu salário está de acordo com a sua função? Ou já pensou que não está ganhando o suficiente? Você não é o único! O salário é a motivação da grande maioria das pessoas dentro do mercado de trabalho.

Conforme dados do IBGE publicados no G1 em 2017, estimou-se que metade dos trabalhadores no Brasil tinham uma renda menor do que o salário mínimo. Ou seja, vivemos uma realidade com uma desvalorização da mão de obra muito grande.

Mais dinheiro, mais rendimento

Foi constatado que, pessoas que recebem mais têm um rendimento 360 vezes maior que o restante, sendo benéfico tanto para o empregado quanto para o empregador!

A boa notícia é que, de acordo com a Época Negócios, desde 2016 a renda média está aumentando e gerando aproximadamente 1,846 novos trabalhos até então.

Como aumentar a renda

Como aumentar a renda

Mas, mesmo com o crescimento da média salarial dos brasileiros não significa que está bom assim, é possível crescer ainda mais. Como? Que tal elaborar um currículo que irá ajudar na sua formação profissional!

Por que cursos técnicos?

O conhecimento é a palavra-chave quando se pretende aumentar o salário e se destacar no mercado. Quanto mais estudo maiores são as chances de sucesso nesta caminhada. Isso inclui cursos superiores, EAD, profissionalizantes e também os técnicos.

Os cursos técnicos tendem a chamar atenção por apresentar algumas vantagens, quer conhecê-las?

1.  Menos tempo de duração

Muitas vezes aprimorar os seus conhecimentos profissionais é inviável, principalmente, pela falta de tempo, afinal, trabalhar e estudar não é uma tarefa muito fácil.

Uma graduação tem a duração média de 4 anos, e manter o ritmo pode ser complicado. Já, os técnicos, por sua vez, duram de 1 a 2 anos e podem ser uma ótima solução.

2.    Menos custos

Por serem mais curtos, os cursos técnicos acabam sendo mais em conta para os interessados. Assim, eles facilitam a aproximação de todos com os estudos e com o mercado.

3.    Estabilidade profissional

Se você está procurando um emprego, já deve ter entendido a importância de ter um currículo diferenciado. Mas, não é apenas na hora de conseguir um trabalho que essas qualidades precisam ser valorizadas.

Os cursos técnicos conseguem te oferecer estabilidade por meio de qualificação, já que estar empregado não significa não ser demitido.

Quanto mais conhecimento na sua área, maiores são as chances do seu serviço ser valorizado.

4.    Abre portas para o mercado

O propósito dos cursos técnicos é preparar para o mundo do trabalho. Ou seja, a intenção é formar profissionais competentes e cientes das suas habilidades, que estejam capacitados para atuar nas suas áreas.

Ter uma formação técnica no currículo te coloca na frente de muitos outros candidatos.

5.    Aumento salarial

Aumento salarial

As empresas estão sempre em busca de bons profissionais que mostrem seu valor e conhecimento, principalmente agora com todos os avanços da tecnologia.

Uma pesquisa levantada pela Fundação Getúlio Vargas apontou que pessoas com formação técnica ganham um salário 14% mais alto referente a cada ano de estudo, podendo variar conforme a área de atuação.

Além do que, dependendo da especialidade, o curso técnico consegue aumentar ainda mais o salário se comparado a outros.

Como eu posso fazer um curso técnico?

Existem alguns modelos de cursos que podem se adequar mais às suas necessidades, como por exemplo:

Cursos técnicos integrados

Podem servir como finalização do ensino médio.

Cursos técnicos integrados

(Imagem retirada do site Guia da Carreira)

Cursos técnicos externos

Podem ser iniciados durante o ensino médio como complementação de formação.

 

Cursos técnicos externos

(Imagem retirada do site Guia da Carreira)

Cursos técnicos profissionalizantes

Só podem ser iniciados após o ensino médio concluído.

Cursos técnicos profissionalizantes

(Imagem retirada do site Guia da Carreira)

Você está preparado para o mercado?

Agora que você já sabe como aumentar o seu salário está na hora de investir em cursos técnicos que irão te ajudar neste processo.

Confira as opções ofertadas pelo Cetep e faça a diferença!

Tags:
como aumentar meu salário;
como fazer um curso técnico;
cursos profissionalizantes curitiba;
cursos técnicos;
cursos técnicos externos;
cursos técnicos integrados;
escola técnica;
melhores cursos técnicos;