4 Dicas para montar uma oficina de mecânica de motos

A busca por encontrar um modelo de trabalho que seja satisfatório levou muitas pessoas à pensarem em abrir o próprio negócio.

Esta tem sido uma escolha que também afeta o ramo automobilístico, afinal, ele é um dos setores com maiores chances de sucesso! Isso porque a indústria de automóveis cresce constantemente e de maneira perceptível. Não é à toa que é difícil imaginar uma realidade sem meios de transporte.

De acordo com dados retirados do G1, a venda de veículos subiu 12% em julho de 2019, mas, quando falamos de motocicletas esse número pode ser ainda maior! Conforme o SIMEFRE, em 2018 as motos já eram maioria se comparadas aos carros. O que isso significa? Bom, se você está pensando em montar uma oficina mecânica de motos então este é o momento certo!

Nós sabemos que essa tarefa pode ser mais complicada do que parece, por isso, hoje separamos 4 dicas que irão te ajudar no seu mais novo negócio, preparado?  Vamos lá.

 

oficina mecânica de motos(Imagem retirada do site Cetep)

1. Defina um plano de ação

Mesmo com o segmento já bem definido ainda assim é preciso determinar um plano de ação. Ele deverá incluir o que toda uma oficina mecânica de motos precisa para funcionar, como por exemplo:

  • Cuidar da burocracia, solicitar o seu CNPJ junto à Secretaria da Receita Federal e conferir os próximos passos de acordo com as leis vigentes no seu Estado;
  • Determinar equipamentos;
  • Determinar ferramentas;
  • Calcular custos;
  • Planejar uma estratégia de marketing para atrair e fidelizar clientes;

Ter toda a papelada em dia e buscar referências de serviços similares irá interferir nos seus planos positivamente e já é meio caminho para o sucesso.

 

2. Escolha a localização

A localização também é um ponto importante quando se pensa em abrir uma empresa. Fazer um estudo das áreas onde o seu negócio pode ser mais visto e requisitado por possíveis clientes é essencial. A má escolha pode comprometer o crescimento da sua oficina.

Algumas opções são investir em áreas cooperativas de mototaxistas e avenidas que fazem divisa com bairros, mas cuidado, afinal, cada bairro tem uma precificação diferente, então confira se está dentro do seu orçamento.

 

3. Invista em tecnologia automotiva

Tecnologia e mecânica automobilística andam de mãos dadas. Por isso, bons equipamentos não são apenas diferenciais mas sim essenciais na área.

Não acompanhar as atualidades com tecnologia eficiente afastará o seu público fazendo com que procurem os seus concorrentes.

Além disso, serão essas mesmas tecnologias que te ajudarão a otimizar os processos, facilitar os serviços, aumentar a produtividade e evitar que erros sejam cometidos.

 

4. Tenha uma equipe capacitada

tenha uma equipe capacitada(Imagem retirada do site Cetep)

Tão importante quanto todo o resto (senão mais!) está a qualificação dos seus funcionários.

Uma equipe bem preparada garante a fidelização dos seus clientes, aumentam a credibilidade do seu negócio e a qualidade dos serviços. Empregados com certificações de relevância e cursos profissionalizantes na área de mecânica de moto devem ser a sua primeira escolha quando você está pensando em contratar.

Outro ponto importante é manter as informações sempre atualizadas, ainda mais nesse setor tão tecnológico, e para isso treinamentos podem ser uma boa alternativa.

Mas, lembre-se, a equipe começa com você! Logo, é essencial que você se especialize nos serviços que irá oferecer antes mesmo de exigir isso dos seus funcionários.

 

oficina mecânica

 

E aí, já se sente mais seguro para montar uma oficina mecânica? Para garantir o melhor resultado invista nos cursos profissionalizantes do Cetep e garanta os melhores resultados para o seu novo negócio!

www.cetepensino.com.br

Tags: curso de mecânica de motos, curso de mecânica de motos com injeção eletrônica, curso mecânica de motos, curso mecânica de motos curitiba, cursos profissionalizantes curitiba, cursos profissionalizantes em curitiba, cursos técnicos curitiba, cursos técnicos em curitiba, dicas para montar uma oficina de mecânica de motos, escola profissionalizante curitiba, escola técnica curitiba, escolas técnicas em curitiba, melhores cursos profissionalizantes, melhores cursos técnicos, montar uma oficina de mecânica de motos, montar uma oficina de mecânica de motos curitiba, oficina mecânica curitiba, tecnologia automotiva curitiba