CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O MATERIAL COMPLETO

Apresentação

Normas para publicação

Expediente

Edição Atual

Edição Anterior

Aplicabilidade da análise SWOT na estratégia organizacional: Um estudo de caso em uma indústria de pequeno porte de móveis para escritório
.
Applicability of SWOT analysis in the organizational strategy: A case study in a small industry forniture industry

Gleison Hidalgo Martins (Especialista) CETEP
Gisela Hidalgo Martins (Graduanda) UNIGRAN
Herman Wiens (MBA) IFPR
Sonia Silva Ferreira Martins (Especialista) FAE

Resumo: Manter-se no mercado competitivo sem uma estratégia está cada vez mais difícil entre as empresas de pequeno porte ausentes de estratégias organizacionais. O estudo abordou a aplicabilidade da análise SWOT para avaliar o posicionamento estratégico global da empresa e formular estratégias de forma estruturadas em uma indústria de pequeno porte de móveis para escritório, localizada em Curitiba. O resultado contribuiu para identificar a capacidade defensiva entre os pontos fortes e os pontos e a avaliar sua capacidade ofensiva entre as ameaças e oportunidades para com foco no desenvolvimento de estratégias para potenciais ganhos na gestão da competitividade da empresa. Configurado como estudo de caso por caracterizar como uma investigação empírica de fenômenos contemporâneos principalmente quando estes limites entre os fenômenos e o contexto não são evidenciados aumenta a confiabilidade da pesquisa.

Palavras-chaves: Posicionamento Estratégico Global, Análise Swot, Indústria de Móveis, Planejamento Estratégico.

Abstract: Keep the company on the competitive market without an organizational strategy is increasingly difficult among small businesses. The study addressed the applicability of the SWOT analysis to evaluate the overall strategic positioning of the company and formulate strategies so structured in a small office furniture industry, located in Curitiba. The result contributed to identify the defensive capacity of the strengths and points and to assess its offensive capacity of the threats and opportunities for focusing on the development of strategies for potential gains in the company’s competitiveness management. Configured as a case study to characterize as an empirical investigation of contemporary phenomena especially when these limits between the phenomenon and context are not shown increases the reliability of the research.

Key-words: Global Positioning Strategy, SWOT Analysis, Industry of Office Furniture, Strategic Plan.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARTIGO