Como um teste/orientação vocacional ajuda na escolha profissional

Está buscando ajuda para escolher a sua carreira?

Um dos momentos de maiores dúvidas que atinge a todos é quando temos que escolher qual profissão seguir.

Mesmo que não seja algo bom, passar por isso é normal e não importa a idade. Afinal, até quem já está no mercado pode se redescobrir e seguir um novo rumo.

Isso significa que as coisas não são permanentes e nem certas ou erradas, então você não precisa se preocupar tanto, pois mudar também faz parte do processo.

Bom, ainda assim, precisamos dar o primeiro passo, não é mesmo? Mas… Como?

A orientação juntamente com os testes vocacionais podem ser grandes aliados nessas horas! Eles irão te ajudar a entender quais são os seus pontos fortes, facilidades e te dar aquela luz para escolher um curso.

Quer entender melhor como isso funciona?

Teste e orientação vocacional

teste

Você já deve ter se deparado com esses dois termos, mas, será que eles significam a mesma coisa?

A resposta é não! Eles têm sim as suas diferenças e nós vamos mostrá-las.


Orientação vocacional

A orientação vocacional irá trabalhar em prol do autoconhecimento com o intuito de traçar o seu perfil com a ajuda de um orientador (que pode ser um psicólogo/profissional da área de educação) e ajudá-lo a encontrar aquilo que mais combina com você profissionalmente.

Além disso, ela também pode ser realizada de maneira individual ou em grupo.


Teste vocacional

Já o teste por sua vez, é considerado uma ferramenta de reforço com fácil acesso para todos e também pode ser utilizado durante as orientações, porém apenas de maneira individual.

Os testes, bem como a orientação conseguem dar um rumo para quem está perdido, então sim, eles podem ajudar muito na escolha profissional!
Mas, mesmo que seja importante, vale a pena ressaltar que não será o teste e nem a orientação que deverão definir a sua escolha final.

Ou seja, não é porque uma conclusão foi apresentada que você deverá segui-la e irá gostar. Afinal, estes métodos servem como um auxílio e não como fator determinante. Os resultados são opções que, de acordo com os seus gostos e estilo, podem ser uma boa escolha.

 

Tipos de testes vocacionais

tipos de testes

Existem diversos tipos de testes vocacionais, desde mais simples encontrados na internet até mais complexos realizados com o auxílio dos orientadores.

Mas, mesmo tendo as suas diferenças, todos eles funcionam com o mesmo propósito, levando em consideração pontos fortes e fracos, o que poderá acarretar em resultados similares.

  • Testes com orientadores

Os testes com orientadores vocacionais acontecem ao decorrer de encontros dinâmicos nos quais serão mapeados os interesses do(s) participante(s) para traçar um perfil que combina com algumas das profissões apresentadas.

  • Testes online

Do mesmo modo que os presenciais, ele irá levar em consideração os gostos, entre outros aspectos que formam a sua personalidade. A diferença é que ele é realizado sempre de maneira individual e poderá ser feito quantas vezes quiser onde quer que você esteja.

 

Conheça alguns testes vocacionais online

Se você está pensando em fazer um, não precisa se preocupar, nós separamos 4 opções que podem te ajudar, confira:

  1. Teste vocacional Neora
  2. Teste vocacional G1
  3. Teste vocacional Guia do Estudante
  4. Teste vocacional Revista QB

Já se sente mais preparado para escolher o seu próximo curso? Então que tal conhecer as opções técnicas e profissionalizantes ofertadas pelo Cetep para seguir a carreira dos seus sonhos!?

Tags: cursos profissionalizantes curitiba, cursos técnicos curitiba, escola profissionalizante curitiba, escola técnica curitiba, escolher uma profissão, melhores cursos técnicos, teste vocacional