9 Dicas de segurança no trabalho

 Dicas de segurança no trabalho

Nada é mais importante que a vida, por isso precisamos garantir a nossa segurança independentemente de onde estamos, seja na estrada, no mar, em casa ou também no trabalho!

Em 26 estados brasileiros desde 2012 até 2016 foram contabilizados cerca de 3,5 milhões de acidentes de trabalho chegando a totalizar 13.363 mortes.

Alguns fatores contribuem para o aumento de acidentes e mortes em ambientes profissionais. Saber evita-los, além de poupar dinheiro para a empresa, irá garantir a segurança e o bem estar dos funcionários.

9 dicas para evitar acidentes de trabalhos

9 dicas para evitar acidentes de trabalhos

Alguns profissionais estão mais propensos a sofrerem acidentes do que outros, como é o caso de construtores civis, agricultores, eletricistas e caminhoneiros por exemplo, que se expõem à muitos riscos tanto psicológicos quanto físicos, incluindo quedas, manuseio de máquinas pesadas, materiais perigosos, entre outros.

Mas, não importa qual seja o trabalho, é essencial estar em um ambiente adequado para as atividades que estão sendo exercidas e de acordo com as regulamentações de segurança.

Quer conhecer algumas dicas que podem facilitar a sua vida? Então confira:

  1. Saiba o que está fazendo

Parece simples mas nem sempre é! Para trabalhar com segurança é preciso saber o que está fazendo! Ou seja, se você precisa operar alguma máquina, o ideal é que você saiba manuseá-la e esteja preparado para situações inesperadas.

Para isso, investir em cursos profissionalizantes em segurança no trabalho é a melhor maneira de garantir a sua proteção e também a dos outros.

  1. Sempre use equipamentos de proteção

Se a sua profissão exigir esse tipo de cuidado é por um bom motivo, e você não deve abrir mão dele!

E não tem desculpa para não usar, já que todas as empresas devem, obrigatoriamente, fornecer os equipamentos de segurança para os seus funcionários.

  1. Mantenha o ambiente organizado

Um ambiente de trabalho limpo e organizado não é só questão de conforto! Também é importante para evitar que acidentes ocorram com objetos no meio do caminho e faz toda diferença para a praticidade do dia-a-dia.

  1. Tenha uma CIPA na empresa

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) precisa fazer parte das empresas. Ela tem o intuito de proteger os trabalhadores com a criação de regras e a sua cobrança. Além disso, em caso de algum imprevisto, é função da CIPA acompanhar o caso do funcionário lesionado.

  1. Sinalize

A sinalização é um método simples de evitar acidentes de diversas dimensões.

  1. Fique atento a tudo, incluindo anormalidades

Qualquer desatenção pode trazer resultados preocupantes, principalmente em trabalhos de risco.  Imagine um motorista de caminhão que precisa fazer uma entrega mas passou o dia dirigindo e está com muito sono. O indicado nesta situação é que ele descanse por não estar apto física e psicologicamente para realizar a entrega sem maiores problemas.

Evite situações de risco!

  1. Cuide da postura

Sabia que a postura também é um elemento de segurança? Isso porque uma má postura pode acarretar diversos problemas de saúde e ocasionar em quedas. O alongamento é uma boa alternativa para complementar o cuidado com o corpo.

  1. Faça intervalos

Para manter o foco no trabalho e evitar se dispersar facilmente, o nosso organismo precisa de folga, por isso é recomendado realizar pausas durante o dia. Assim o trabalho terá mais qualidade e menos riscos.

  1. Saiba como socorrer

Acidentes podem acontecer todos os dias, por isso, é muito importante saber como agir em casos de acidentes. Às vezes, conhecer o básico de primeiros socorros pode ajudar em uma situação extrema.

Segurança no Trabalho

E aí, está se sentindo seguro?

www.cetepensino.com.br

Tags: como evitar acidentes de trabalho, curso de segurança no trabalho, dicas de segurança no trabalho, dicas para evitar acidentes de trabalho