CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O MATERIAL COMPLETO

Apresentação

Normas para publicação

Expediente

Edição Atual

Edição Anterior

Caminhos da comunicação no ambiente empresarial
.
Ways of communication in business enviroment

Geovane Felipe Goulart Grochoski (Graduando em Tecnologia em Automação Industrial) CETEP

Destacar um ponto especifico na disciplina de Comunicação Empresarial não é uma tarefa fácil, pois todos os temas têm sua importância e se aplicam diretamente no ambiente empresarial.

O processo comunicacional tem seus elementos de comunicação, como o emissor – aquele que comunica ou informa, e o receptor – quem recebe o comunicado ou informação e decodifica a mensagem, outro elemento fundamental na ocorrência desse procedimento. Na comunicação tem-se várias características envolvidas, como a meio onde esta sendo transmitida e recebida a informação, a forma como ela está sendo transmitida e a entonação do emissor.

A Comunicação Empresarial está em todos os meios das relações pessoais, desde uma entrevista de emprego ou estudar. Muitas das informações dependem da comunicação. A capacidade de quem se comunica pode ser muito útil e de grande valia para as pessoas ou para a empresas, pois dependendo dela, pode-se tornar uma pessoa ou empresa muito mais valiosa e interessante.

A comunicação oral é muito antiga e é usada sempre para informar, transmitir e repassar ideias ou pensamentos, além de apresentar vários detalhes de oratória, como: aparência, expressão corporal, conhecimento do assunto, credibilidade, e voz. Tudo isso é essencial para o comunicador conseguir envolver e atrair a atenção de quem está ouvindo.

No que diz respeito a entrevistas ou reuniões, deve-se levar em consideração que a primeira serve para se obter informações de pessoas, como um candidato a uma vaga de emprego, por exemplo. Reuniões, por outro lado, servem para, através de comunicação oral, transmitir, comunicar, informar, discutir e tomar decisões sobre determinados assuntos relacionados a empresas por exemplo.

A comunicação organizacional é dividida em três aspectos: comunicação institucional, c comunicação administrativa e comunicação mercadológica. A comunicaçãoinstitucional é uma área da comunicação que implica em conhecer as instituições e compartilhar suas propriedades. A comunicação administrativa tem a finalidade de orientar, atualizar, ordenar e reordenar o fluxo das atividades funcionais. A comunicação mercadológica surgiu nas organizações como forma de divulgar os produtos e serviços com finalidade comercial.

Outro aspecto fundamental a relacionar é a Tecnologia da Informação que engloba todo recurso tecnológico de armazenamento, processamento e transmissão de informação. É dividida em hardwares e softwares. Hardwares são todas as partes físicas da tecnologia como por exemplo os computadores e servidores. Softwares são os programas entalados nos computadores. Toda a parte da tecnologia da informação é utilizada para agilizar processos e tornar mais dinâmicos e funcionais os meios que tomariam mais tempo.