A Acessibilidade no CETEP

A criação do Núcleo de Acessibilidade no CETEP se deu no ano de 2015 visando propor e viabilizar uma educação superior inclusiva aos estudantes com deficiência física, visual, auditiva e intelectual, por meio da eliminação/minimização de barreiras de atitude, física, pedagógicas e de comunicação. Tem como foco o respeito às diferenças, buscando recursos e tecnologias para o acesso a todos os espaços, ambientes, ações e processos educativos desenvolvidos na instituição.

Missão

Propor e viabilizar ações inclusivas a estudantes, docentes e técnico-administrativos com deficiência física, visual, auditiva e intelectual por meio da eliminação de barreiras, físicas, pedagógicas e de comunicação e informação que restringem a participação e o desenvolvimento acadêmico e social.

Visão

Ser um núcleo de acessibilidade de referência regional no que diz respeito, à ações voltadas às pessoas com deficiência.

Valores

Respeitar e valorizar os indivíduos independentemente de suas limitações físicas ou intelectuais.

O que é a acessibilidade?

É um termo presente em diversas áreas e segmentos da sociedade e significa proporcionar, às pessoas com algum tipo de deficiência, ou com mobilidade reduzida, uma vida mais ativa, participativa e autônoma com igualdade de condições e de oportunidades.

A Lei 1098/00 define a acessibilidade como “possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos transportes e dos sistemas e meios de comunicação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida”.

Legislação

Decreto-lei 5296 de 2 de dezembro de 2004

Regulamenta as Leis n°s 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade.

Tecnologias

Tecnologias assistivas, sob o escopo da informática, são todos os artefatos que auxiliam de alguma forma as pessoas com algum tipo de necessidade, seja ela física, ambiental, entre outros. Os artefatos voltados às tecnologias assistivas podem ser tanto hardware (e.g., impressora Braille, linhas Braille, apontadores) como software (e.g., leitores de telas, ampliadores de telas, navegadores textuais, barras de acessibilidade com ajustes de tamanho de texto e contraste).

Confira as Ferramentas Utilizadas & Links sobre Acessibilidade

Se você quer maiores informações sobre o Núcleo de Acessibilidade no CETEP, favor entrar em contato pelo e-mail: acessibilidade@cetepensino.com.br